31 de jul. de 2013

Guia ilustrado de como lidar com pessoas tímidas

"Oi. Tudo bem? Como vão vocês?" diria meu vlogueiro favorito, PC Siqueira. 
Passeando por um site muito legal, que inclusive indico a todo mundo, encontrei esse artigo sensacional que ensina as pessoas a lidar melhor com os tímidos, além de mostrar como é a visão deles, em geral. 
Eu sou muito tímida. Passei minha vida inteira sendo tímida e sofrendo muito com isso, mas sempre tentando me forçar a sair da minha "bola de hamister" em certas situações. Por isso me senti muito feliz quando encontrei esse guia e resolvi mostrar aqui, quem sabe você não aprende algo e talvez se identifique.

 
1. O que é introversão?
          Pessoas introvertidas vivem em uma "bola de hamister" do tamanho humano. (Não exatamente, mas você sabe o que quero dizer). A maior peculiaridade de um verdadeiro introvertido, diferente do extrovertido, é como eles ganham sua energia.

          Pessoas extrovertidas colhem sua energia através do que está lhes cercando. Eles absorvem as "vibes positivas" das pessoas que estão por perto e é por isso que precisam de muita interação social.
          Pessoas introvertidas fazem sua própria energia e, no lugar de pegar dos outros, dão ela nos contatos sociais. Isso significa que eles naturalmente acham as interações exaustivas e precisam de tempo para recarregar.

"É melhor eu chegar em casa e ler alguns livros"

          Como a energia é uma fonte limitada, eles tendem a ver as pessoas extrovertidas como predadores ferozes tentando roubar o seu doce, doce suquinho de energia. É por isso que eles têm a bola de hamister com espaço pessoal. 

2. Como interagir com o introvertido
          Só por que alguém é introvertido não significa que não gostam de companhia. É só que interagir acaba saindo caro e eles não querem gastar com algo irritante (leia: desperdiçável). 

Aqui está o que fazer:
          Diga olá, seja educado e relaxado, mostre que você reconhece e aprova a presença dele. É importante para os introvertidos se sentirem recebidos - afinal não vão gastar sua preciosa energia em alguém que nem quer ele por perto. Se você tem novidades interessantes/importantes para mencionar, mencione. Só não apele para a fofoca.

          Então volte para o que quer que você estivesse fazendo. Agora os introvertidos sabem que você é amigável e está aberto para interação, mas não vai forçá-los a gastar energia sem que precisem. 
           Ta-Da! É só isso!

Lembre-se:
- Respeitar o espaço pessoal (bola de hamister)
- Energia é limitada
- Não exija que energia seja gasta com você sem que seja necessário
- Não ache que o silêncio é um insulto - não é!
- Introvertidos se sentem solitários também

           É isso, galera! Se certifique de abraçar seus introvertidos hoje! (com permissão, é claro.)

Tentei traduzir bem direitinho pra todo mundo entender. Qualquer dúvida ou correção, por favor, deixe nos comentários.
As ilustrações são do Schroeder Jones e você as encontra aqui.

xx


10 comentários:

  1. Nossa, que legal.
    Eu era muito tímida quando mais nova, mas daí eu comecei a fazer dança, teatro e fui vencendo a timidez. Hoje eu sou normal. Não me considero nem extrovertida e nem muito tímida. Me solto de acordo com o ambiente. E acho que isso é bom.

    Legal as dicas que postou!

    Beijinhos,
    http://christinacorrea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é excelente. Algum momento ainda farei alguma atividade que ajude a me soltar :)

      Xx

      Excluir
  2. Haha, tão legal e bonitinho. Adorei!
    Eu não sou muito tímida, mas sempre tentei me livrar da minha timidez falando com pessoas mais tímidas que eu. Resultado: Agora sei puxar assunto com qualquer um em qualquer situação. Mas ainda reluto muito nisso.

    Blog Paradise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom hehe. Encontro bastante dificuldade para puxar assunto. É realmente complicado pra mim hehehe

      Xx

      Excluir
  3. Me apaixonei por esse guia!
    E também me apaixonei pelo seu blog. Vi seu look lá no blog da Laysa e fiquei com vontade de conhecer. Estou seguindo!
    xo, Nicolle

    diaseflores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei, muito bom!
    Gatinha estou atualizando o meu canal do youtube com vídeos semanais, visite e se gostar se inscreva, é muito importante pra mim! Beijinhos.
    Canal: https://www.youtube.com/user/isabelyrogrigues
    Blog: http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu era uma pessoa extrovertida, e achava que continuava sendo, mas depois de ler isso descobri que eu me transformei em uma pessoa introvertida *O*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :O
      Sério? Sempre foste meu exemplo de pessoa extrovertida hsuashuashua

      Excluir

O que você achou sobre isso?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...